Em 1980, a Via Engenharia foi criada, em Brasília, para investir no mercado em ascensão da capital do País. Concentrou suas primeiras atividades no mercado local dedicando-se à construção de pequenos imóveis residenciais.

Sua constante expansão, consolidada com a abertura de filiais em São Paulo e Rio de Janeiro, transformou a Via Engenharia em uma das mais importantes construtoras do País. Sua performance no setor atraiu a atenção de um dos maiores grupos de construção do mundo, a espanhola Dragados Obras Y Proyectos e as duas uniram esforços durante quatro anos para competir no segmento de construção pesada.

33 anos se passaram e com o tempo grandes realizações. Entre elas, a Ponte JK, o novo cartão postal de Brasília para o mundo. A obra recebeu o prêmio "Gustav Lindenthal", outorgado pela Sociedade de Engenharia da Pensilvânia (EUA) que é considerada uma das principais premiações do gênero no mundo.

Em 2004, a Via Engenharia sofreu uma reestruturação societária e passou a ter o controle integral de um dos fundadores, o engenheiro Fernando Queiroz. A empresa é parte do Grupo Via ao lado da Via Empreendimentos Imobiliários, que atua no segmento de construção e incorporação de imóveis residenciais e comerciais.

Com um estilo de gestão leve e transparente, o Grupo Via é hoje uma das maiores potências do setor de construção civil nacional gerando mais de quatro mil empregos diretos e oito mil indiretos.


O Empreiteiro
500 Grandes da Construção - 2012


• 1º lugar entre as maiores construtoras da Região Centro-Oeste.

     
Monumenta